JM Informática

Como ativar o ‘Ok Google’ em qualquer dispositivo Android

O Google Assistente é uma forma muito rápida é prática de fazer pesquisas ou tarefas específicas, como criar um alarme ou um ckeck list. Por meio de uma chamada de voz, você pode acionar esse assistente e logo emitir algum tipo de comando para que ele possa realizar a atividade planejada. Até mesmo pedidos mais complexos, a inteligência artificial já é capaz de atender.

Contudo, nem todos sabem ativar esse recurso e interagir com ele por meio da chamada “Ok Google”, a forma tradicional de convocar a funcionalidade. É por isso que resolvemos criar este guia rápido para você aprender a ativar o Google Assistente em qualquer dispositivo Android.

Como funciona o Google Assistente

Antes de aprender a ativar o Google Assistente, é importante entender como funciona esse recurso. De maneira descomplicada, podemos dizer que o “Ok Google” ativa um sistema de inteligência artificial baseado em nuvem que utiliza comandos e solicitações para sintetizar uma provável interpretação das instruções emitidas pelo usuário.

Como resultado desse pedido, o software é capaz de entregar a melhor resposta com base no contexto estabelecido para cada perfil. Esse processo, que na verdade é extremamente intrincado e leva em conta uma série de fatores, acontece apenas em alguns segundos e o você logo recebe uma resposta para a sua solicitação.

É possível, por exemplo, perguntar para o Google Assistente “até que horas fica aberto o mercado mais próximo”. Para chegar em uma resposta, a inteligência artificial vai precisar interpretar todas as palavras dessa sentença e mostrar os resultados em poucos segundos.

Como acionar o Google Assistente

Antes de aprendermos a ativar o “Ok Google” no seu celular, precisamos verificar se ele já não está habilitado e pronto para ser chamado em seu aparelho. Para fazer isso, você tem algumas alternativas:

  • Clique e segure no botão Home por alguns segundos (o botão central da parte inferior);
  • Na barra de pesquisas do Google (localizado na tela inicial ou na página mais a esquerda), toque no microfone;
  • Ou simplesmente ative a tela do aparelho e diga “Ok Google”;

Se o Google Assistente estiver ativo em seu smartphone, qualquer uma das opções acima vai acionar o recurso e ficar pronto para receber algum comando seu.

Mas e se não acontecer nada? É aí que entram os passos a seguir.

Como ativar o “Ok Google”

1. O primeiro passo é encontrar e abrir o aplicativo da Google. Trata-se de um app com o irreconhecível ícone “G” da empresa;

2. Ao clicar no app, a página de pesquisa padrão da Google vai abrir. Clique no canto superior direito, onde está a imagem referente a sua conta;

3. Em seguida, clique em “Configurações”;

4. No menu de opções que vai aparecer, clique em “Voz”;

5. Ative o “Ok Google” no seu smartphone.

6. Ao ativar esse recurso no seu aparelho, o aplicativo vai pedir para que você repita o comando “Ok Google” algumas vezes. Dessa forma, a inteligência artificial vai treinar para reconhecer sua voz sempre que você proferir um comando para o Google Assistente.

Pronto! O “Ok Google” está ativado em seu aparelho Android e já pode ser acionado sempre que esse comando for emitido. Dessa forma, você pode fazer pesquisas, criar alarmes ou lembretes, enviar mensagens ou até mesmo pedir para o assistente contar uma piada para você.

 

Gostou das dicas acima? Acompanhe nosso blog e veja mais conteúdos interessantes!

 

Fonte: tecmundo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *