loader image

JM Informática

O que é boot no PC? Entenda o processo de inicialização

Boot é o processo que ocorre entre o momento em que um computador é ligado pelo usuário até a inicialização completa do sistema operacional, deixando a máquina pronta para uso. Em situações normais, quando há problemas de funcionamento, o processo costuma demorar apenas alguns segundos e logo libera o PC para uso.

Esse intervalo acontece porque, durante o processo de inicialização, o computador precisa concluir algumas etapas para garantir que o hardware do computador opere corretamente e que o software possa ser carregado.

Desta forma, ao inicializar, o processo de boot garante que o computador cumpra duas funções. A primeira é o autodiagnóstico. Conhecido como “Post”, sigla do inglês Power On Self Test, ela consiste no teste de hardware para comprovar o funcionamento de componentes como HD, placas e memória. Em seguida, o boot garante o carregamento dos arquivos exigidos pelo sistema operacional encontrado na máquina (Linux, macOS ou Windows).

Entretanto, quando existem problemas que impedem o computador de inicializar, uma mensagem de erro pode ser exibida durante o boot, informando que o computador não consegue executar o autodiagnóstico (Post) ou que algum dos componentes do hardware apresenta falhas.

Em caso de problemas na inicialização, o usuário pode tentar resolver primeiro reiniciando o computador. No Windows, a ferramenta de Reparo de Inicialização pode ajudar a corrigir automaticamente os problemas mais comuns, além de diagnosticar e reparar rapidamente problemas de inicialização mais complexos.

Já nos computadores da Apple, o macOS conta com o recurso Reparador do Utilitário de Disco, ferramenta nativa do sistema que encontra e repara erros relacionados à formatação e estrutura de diretórios que possam estar impedindo a inicialização completa.

 

Fonte: techtudo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *