loader image

JM Informática

O que fazer quando o Touchpad do notebook não funciona?

Notebooks são equipamentos conhecidos pela sua praticidade. Além de permitirem o uso em qualquer espaço, sem a necessidade de uma tomada, eles ainda contam com alguns recursos já inclusos, como o teclado e o touchpad.

Porém, momentos em que alguns deles têm falhas não são incomuns e podem gerar muitas dúvidas em seus usuários. Então, continue a leitura para saber o que fazer quando o touchpad do notebook não funciona. Você sabe o que fazer quando o “mouse” do notebook não funciona?

O que é e o que não é o touchpad?

Apesar de ser uma confusão recorrente, o touchpad não é necessariamente um mouse do notebook. Ele, na realidade, é um dispositivo cuja finalidade é a utilização da máquina sem a necessidade de equipamentos periféricos.

Outro equivoco frequente nas buscas do Google são as “razões para o mouse pad do notebook não funcionar”. Ao contrário do touchpad, o mouse pad é uma superfície que tem a função servir como um apoio para que o mouse deslize melhor e, em alguns casos, também pode ser usado como proteção e sustentação para pulsos e mãos.

Dessa forma, o touchpad é responsável pelos movimentos do cursor na tela do notebook. Ferramenta que já vem inclusa no design do aparelho, ela oferece praticidade por sua superfície sensível ao toque. Mas, também por causa disso, pode apresentar alguns problemas que dificultam a utilização do notebook.

Por que o touchpad do notebook não funciona?

Existem algumas respostas possíveis para esse questionamento. Primeiro, é bastante comum que a ferramenta acabe se deteriorando ao longo do tempo. Isso porque, graças ao contato constante das mãos, é natural que ele acabe manchado ou arranhado. Além disso, casos onde o touchpad do notebook não clica, não reconhece toques ou a rolagem simplesmente para de funcionar, também podem ocorrer com certa frequência. Apesar de bem recorrentes, os problemas do touchpad podem ter soluções muito simples.

O que fazer quando o touchpad do notebook para de funcionar?

E, caso você não queira abandonar o componente e partir para o uso do tradicional mouse, separamos algumas dicas de como repará-lo.

Verifique se o atalho está ativo 

Quando o touchpad não reconhece toque é importante verificar se sua função está ativa. Isso porque pode acontecer de se apertar sem querer o atalho para desativá-lo.

Para  acionar novamente a ferramenta, você precisa conhecer o atalho do seu computador. Por isso, separamos uma lista dos atalhos de ativação/desativação de algumas das principais fabricantes de notebooks:

  • Acer: Fn+F7
  • Asus: Fn+F9
  • Dell: Fn+F3
  • Lenovo: Fn+F6
  • LG: Fn+F5
  • Sony Vaio: Fn+F1
  • Samsung: Fn+F5
  • Positivo: Fn+F2

Configure o touchpad

Da mesma forma, você pode verificar se a função está ligada através das configurações da ferramenta.

Primeiro, pesquise por “configurações do touchpad”, com a aba aberta, você poderá ativar a ferramenta, alterar a velocidade do cursor, além de modificar a sensibilidade e os atalhos de toque. O acúmulo de sujeira pode ser um dos motivos para o touchpad não clicar.

Verifique se os drivers estão atualizados

Drivers desatualizados também podem prejudicar o funcionamento do touchpad. Para verificar isso, pesquise por “gerenciador de dispositivos”, depois selecione “mouses e outros dispositivos apontadores” e clique em “driver”. Você também pode desinstalar o driver para que o Windows possa reinstalá-lo sem os problemas anteriores.

E, segundo o suporte do Windows, caso um novo driver não seja encontrado, procure por um no site do fabricante do seu notebook e siga as instruções para a instalação.

Limpe o touchpad

Muitas vezes, o que faz com o que o touchpad não clique é o acúmulo de poeira e demais sujeiras na parte interna do hardware. Por isso, procure limpar o notebook com certa frequência.

Para fazer a limpeza, desligue o aparelho e passe uma flanela de microfibra sob a superfície. Não utilize álcool ou demais produtos que não sejam destinados à higienização de eletrônicos. Além disso, jamais borrife esses produtos diretamente na máquina, eles podem causar danos caso entrem no interior da máquina pelas bordas do teclado ou do próprio touchpad.

Touchpad ainda não voltou a funcionar

Agora, caso mesmo tentando todas as alternativas anteriores o touchpad do seu notebook ainda não voltou a funcionar, talvez a melhor solução seja usar um mouse ou até mesmo levar a máquina para uma visita ao suporte técnico.

 

Fonte: kazuk.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *