JM Informática

Troca de notebook: chegou a hora de aposentar a sua máquina?

Chega um momento em que não basta formatar o PC: travamentos, lentidão e a impossibilidade de executar alguns comandos e programas podem anunciar que está na hora de fazer a tão temida troca de notebook.

Siga no texto para entender melhor alguns dos sinais que indicam o momento de trocar de equipamento, bem como para ter informações sobre a vida útil desses aparelhos.

Quando trocar de notebook?

Fazer a troca de PC geralmente envolve muito dinheiro e, algumas vezes, restaurações e atualizações podem resolver, ao menos por um tempo, parte do problema. Contudo, é importante ficar atento aos sinais que a sua máquina dá, assim, você não será pego de surpresa quando ela simplesmente não ligar mais.

Evite atualizações desnecessárias

Algumas dicas básicas para garantir que o seu equipamento possua mais alguns anos de vida são: evitar rodar um Windows mais recente em máquinas antigas (e que não passaram por nenhum upgrade que as ajude a comportar o sistema) e desativar downloads automáticos de programas já instalados, impedindo o consumo desnecessário de recursos que deixam o notebook lento.

Faça upgrades e trocas de peças 

Além disso, vale ficar atento às necessidades do seu notebook, bem como à sua forma de utilização. Aumentar a memória RAM pode facilitar o dia a dia daquelas pessoas que usam o computador apenas para diversão, trabalhos pontuais ou mesmo aqueles que precisam que muitas abas e programas estejam abertos de uma só vez. Já os gamers e profissionais que trabalham com edição de vídeo devem ficar atentos também à placa-mãe e provavelmente precisarão fazer a substituição do HD por SSD em algum momento.

Da mesma forma, quando a bateria do notebook não carrega, por exemplo, antes de investir em uma máquina nova, é possível gastar menos trocando apenas a peça defeituosa.

Como saber que a troca de notebook é a melhor opção?

A troca é a melhor opção quando, mesmo após as modificações propostas acima, a lentidão te impede de realizar tarefas básicas, quando a máquina faz barulhos incomuns e, em especial, a partir do momento em que o notebook não funciona – apesar de ser recomendado adquirir um novo antes de chegar nesse ponto.

Com que frequência os notebooks devem ser trocados?

Por sorte, diferentemente de aparelhos celulares, que muitas vezes demandam trocas anuais, a obsolescência programada de notebooks ainda permite que se utilize o mesmo aparelho por algum tempo.

Apesar de não se conseguir estipular uma data concreta para a substituição, é importante destacar que a manutenção e o cuidado são diferenciais na hora de assegurar que a sua máquina tenha uma vida longa.

Limpar o teclado e o touchpad com frequência, não colocar objetos pesados em cima do aparelho e fazer upgrades no notebook antes mesmo de os problemas começarem são alguns dos procedimentos que podem fazer com que o seu companheiro de trabalho e lazer tenha uma existência longa e não te dê tantas dores de cabeça.

Checklist antes da troca

E, para tornar a sua decisão ainda mais dinâmica e certeira, confira agora uma lista de sinais de que chegou a hora de realizar a troca de notebook:

Dificuldade de realizar tarefas básicas

Como já comentamos, travamentos e lentidão são bons alertas de que chegou a hora de trocar de máquina. Em especial quando atualizações e upgrades já não resolvem a questão.

E, antes de gastar horrores com assistência técnica em intervalos de tempo cada vez mais curtos, coloque no papel se esse gasto realmente compensa. Comprar um computador novo, em casos assim, pode, apesar de não parecer em um primeiro momento, demandar um investimento menor.

Falha na inicialização do disco

Quando o sistema operacional passa a reiniciar sozinho, ligue os alertas de que muito provavelmente a sua máquina irá te deixar na mão em breve. Da mesma forma, preste atenção quando as entradas USB passam a não ler mais dispositivos ali conectados ou mesmo quando a tela do aparelho traz uma imagem pixelada.

Notebook superaquecendo

Desligamentos repentinos são indicativos de que a sua máquina está lutando para evitar que peças internas se queimem. Além disso, cheiro de queimado e elevação da temperatura da máquina revelam que os perigos vão muito além de o notebook parar de funcionar.

Nesses casos, não perca tempo! Faça um backup completo e dê adeus às dúvidas, uma vez que realmente chegou o momento de investir em um equipamento mais moderno.

Ainda não chegou a hora de trocar de PC? Experimente substituir peças de hardware para obter um melhor desempenho. E, caso tenha decidido comprar uma máquina nova, confira antes as vantagens de montar o seu próprio PC.

 

 

Fonte: kazuk.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *